Uma instalação de gases especiais tem como principal objetivo centralizar o suprimento de gás com pressão e vazão ajustáveis, garantindo integralmente a mesma qualidade do gás armazenado, até o ponto de consumo, e com total segurança.
Oferecemos soluções completas em instalações de gases, com levantamento das necessidades dos clientes, orçamentos, projetos, montagens, testes, treinamento operacional e de segurança no manuseio, e assistência técnica.
_edited.jpg)


_edited.jpg)

A Criotec trabalha na instalação de gases especiais:
- Instalações centralizadas para cilindro de gases especiais;
- Instalações centralizadas para gases especiais;
-Execução de tubulações em cobre ou aço inox, com juntas executadas com conexões de dupla anilha;
- Instalação de postos de consumo;
- Manutenções corretivas e preventivas.
Acetileno - C2H2
Gás altamente inflamável à temperatura ambiente e pressão atmosférica; não tóxico, incolor, menos denso do que o ar atmosférico; tem odor desagradável, semelhante ao do alho. Por razões de segurança, o acetileno é armazenado e transportado em cilindros de aço, dissolvido em acetona que, por sua vez, encontra-se adsorvida em uma massa porosa incombustível.
A pressão de um cilindro cheio varia muito com a temperatura e porosidade da massa, porém, é cerca de 17,2 bar a 21ºC.
Ar Sintético – Ar S
O Ar Sintético é uma mistura gasosa composta de 20% de oxigênio e nitrogênio como quantidade complementar. Oxidante moderado, o Ar Sintético é um gás incolor, inodoro, insípido e não inflamável.
Hélio - He
Gás incolor, inodoro, não-reativo, inerte e comprimido a altas pressões. Atua como asfixiante por deslocamento do ar atmosférico.
Nitrogênio - N2
O nitrogênio, nas condições ambientes, é um gás incolor, inodoro, insípido, não tóxico e não inflamável. Pode ser considerado um gás inerte para aplicações onde a temperatura não seja demasiadamente elevada. Pode causar asfixia por deslocamento do oxigênio do ar.
Ar Comprimido – Ar C
Gás produzido através da compressão do ar atmosférico. Não é um gás especial, porém, sua utilização nos laboratórios se faz necessária, interligando o complexo de rede de gases.
Argônio - Ar
Gás incolor, inodoro, não-reativo, inerte e comprimido a altas pressões. Atua como asfixiante por deslocamento do ar atmosférico. Está presente no ar atmosférico a uma concentração de aproximadamente 0,9% em volume. Faz parte do grupo denominado "gases nobres" e, até onde se sabe, não forma nenhum composto estável com outros elementos. Sua densidade é superior à do ar atmosférico.
Dióxido de Carbono - CO2
Gás incolor, inodoro, liquefeito a altas pressões e ligeiramente ácido; conhecido também como anidrido carbônico ou gás carbônico. Acondicionado na forma liquefeita, sua pressão de vapor é de 58,3 kgf/cm² a 21 ºC. O limite de tolerância (LT) do produto é de 3900 ppm.
Hidrogênio - H2
O hidrogênio é um gás altamente inflamável, incolor, inodoro e insípido. Devido ao seu baixo peso molecular, o hidrogênio, ao ser liberado, tende a subir e acumular-se no teto, motivo pelo qual áreas de armazenamento deste produto devem ser muito bem ventiladas e eventuais instalações elétricas de qualquer natureza, inclusive as de iluminação, devem ser feitas dentro de estritas normas de segurança.
Óxido Nitroso - N2O
O óxido nitroso é um gás incolor, oxidante moderado, não tóxico, anestésico, e com sabor e odor levemente adocicados. Em reações de oxidação, ainda que necessite de uma energia de ativação maior que o oxigênio, se transforma em poderoso oxidante. Possui alta solubilidade em água.
Vácuo - VC
Produzido através de bombas de vácuo onde o ar é bombeado para fora, deixando o recipiente ou tubulação com pressão negativa. Não é um gás especial, porém, sua utilização nos laboratórios se faz necessária, interligando o complexo de rede de gases.